Home / Notícias / Dmae monitora unidades com telemetria e desenvolve automação

Dmae monitora unidades com telemetria e desenvolve automação


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue com ações de modernização e ampliação do sistema de telemetria e automação. A iniciativa visa acompanhar e controlar a distância: estações elevatórias de esgoto (ETE), reservatórios e estações de tratamento de água (ETA), bem como monitorar a pressão na rede de distribuição de água. Nestes locais, sensores instalados nas motobombas informam o funcionamento ou falhas de operação em tempo real ao servidor instalado na central de controle de operações da autarquia.

Segundo o coordenador do núcleo de planejamento e expansão do sistema de abastecimento de água do Dmae, Arthur de Paula, a implementação está prevista para ocorrer em três anos. “O objetivo é que, ao término de 2021, todo o sistema de telemetria das unidades de distribuição de água seja readequado e modernizado”, disse.

O novo sistema já conta com o monitoramento nas elevatórias de esgoto do Canaã e Tubalina. Na captação da ETA Sucupira (bombas anfíbias) e no reservatório das Chácaras Jockey Camp. Também estão em processo de instalação, as elevatórias de esgoto de Minas Gerais e Umuarama e os centros de reservação dos distritos de Martinésia e Tapuirama.

O coordenador destacou que recentemente uma das elevatórias de esgoto, que já está integrada no novo sistema, entrou em falha e foi possível identificar rapidamente o problema e resolvê-lo. “A melhoria permitiu que nossas equipes tivessem uma ação imediata, evitando incômodo para a sociedade e danos ao o meio ambiente”, explicou.

 

Monitoramento em adutora

O monitoramento em uma adutora do bairro Minas Gerais já apresentou bons resultados. A partir da detecção de uma ocorrência de pressão negativa, os técnicos foram em busca de problemas na adutora e constataram que uma das ventosas estava com defeito, corrigindo a tempo.

A ideia é ampliar esse monitoramento para todas as redes de distribuição. Assim, consegue-se um controle do abastecimento e da pressão de água entregue em toda cidade.

 

ETA Bom Jardim

Na ETA Bom Jardim, os painéis já estão em fase de instalação. Ao todo serão instalados 14, sendo 11 painéis de automação em diversos pontos da estação, um de acionamento e dois de distribuição de energia. o projeto foi expandido para o melhor funcionamento dos novos componentes e equipamentos, otimizando o desempenho da estação.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 09/06/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe