Home / Notícias / Dmae incentiva coleta seletiva em condomínios com apoio técnico

Dmae incentiva coleta seletiva em condomínios com apoio técnico


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) incentiva a implantação da coleta seletiva em condomínios verticais e horizontais de Uberlândia por meio do apoio técnico, orientação e recolhimento. Nos últimos três anos, 57 condomínios já aderiram à iniciativa. Em 2019, 28 condomínios aderiram à iniciativa, em 2020, 15, e neste ano 14. Assim, os moradores realizam a separação dos recicláveis que são recolhidos uma vez por semana e destinado às cooperativas e associações de recicladores.

O supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, explicou que, após o condomínio entrar em contato com o Núcleo de Coleta Seletiva, equipes da autarquia fazem uma visita no edifício ou condomínio e orientam sobre a separação dos recicláveis no abrigo de resíduos e as adequações necessárias. “Também realizamos uma apresentação sobre o funcionamento do serviço e a separação correta dos recicláveis com os moradores, funcionários da limpeza e terceirizados. Em alguns casos entregamos folhetos informativos na entrada do condomínio”.

Após estas ações, o recolhimento é realizado pelo ecocaminhão uma vez por semana. Com a implantação do serviço, o condomínio pode requerer ao Núcleo da Coleta Seletiva um certificado de destinação de recicláveis. Os síndicos ou responsáveis pelos condomínios que tiverem interesse em aderir ao serviço devem entrar em contato pelo tel. (34) 3228-7744 ou pelo e-mail: coletaseletivauberlandia@gmail.com.

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já atende 60 bairros em Uberlândia. O serviço foi ampliado neste ano e já registra um aumento médio de 57 toneladas por mês, na quantidade recolhida no ano em comparação com 2020.

 

O ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e na região central o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro de que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 27/08/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe