Home / Notícias / Dmae cria comissão sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da ONU

Dmae cria comissão sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da ONU


O trabalho do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) pela qualidade e rumo à universalização do fornecimento de água tratada e tratamento de esgoto para toda a população acaba de ganhar reforço. A autarquia criou uma comissão para levantar ações e metas que a autarquia pratica e estão relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constam da Agenda 2030 aprovada pelos países membros das Organizações das Nações Unidas (ONU).

A comissão também vai elaborar o Relatório Anual de Sustentabilidade e o plano de ação para implementação da agenda para o período de dois anos, com o grau de aderência do Dmae a essa proposta.

“Temos o objetivo de internalizar, difundir e dar transparência dessas ações e como estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, explica o presidente da comissão e supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio.

Em 2015, os países membros das ONU adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nela, são destacadas cinco áreas de importância (pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz) e 169 metas em torno dos 17 ODS a serem alcançados a partir de uma ação conjunta, agregando diferentes níveis de governo, organizações, empresas e sociedade civil do âmbito local ao internacional.

Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é “Água potável e Saneamento”. Os demais são: “Fome zero e Agricultura sustentável”, “Saúde e Bem-estar”, “Educação de qualidade”, “Igualdade de gênero”, “Energia limpa e acessível”, “Trabalho decente e crescimento econômico”, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, “Redução das desigualdades”, “Cidades e Comunidades sustentáveis”, “Consumo e produção responsáveis”, “Ação contra a mudança global do clima”, “Vida na água”, “Vida terrestre”, “Paz, Justiça e Instituições eficazes” e “Parcerias e meios de implementação”.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 28/06/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe