Home / Notícias / Dmae cria comissão permanente para avaliar e aprimorar serviços de manutenção

Dmae cria comissão permanente para avaliar e aprimorar serviços de manutenção


Para melhorar os processos e a qualidade dos serviços de manutenção nas redes de água e esgoto de Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) oficializou a criação da Comissão Permanente para Levantar Dados, Processar e Criar Indicadores referentes à prestação destes serviços. Com esta iniciativa, a autarquia vai ter um panorama dos trabalhos executados, com indicadores específicos, para ajudar no desenvolvimento de ações para agir preventivamente.

De acordo com o diretor geral do Dmae, Renato Machado de Rezende, a autarquia já criou e está mensurando o Índice de Obstrução de Rede Coletora (Iorc) e o Índice de Vazamentos e Consertos na Rede de Distribuição (IVC Rede).

“Com o Iorc, por exemplo, conseguimos avaliar a quantidade de desobstruções realizadas em uma extensão da rede de esgoto por determinado período e os bairros em que mais ocorrem. Com isso, a comissão vai propor ações específicas de prevenção e melhoria da rede em uma localidade da cidade”, afirmou.

Rezende destacou também que o intuito é passar gradativamente dos serviços corretivos para os preventivos à medida em que a autarquia passa a ter mais informações sobre os indicadores dos serviços realizados. “Atualmente, o Dmae realiza manutenções a partir da descoberta de um vazamento ou uma obstrução. No momento em que a gente tem informações sobre todos os serviços executados em uma extensão da rede na cidade, conseguimos nos antecipar, elaborando projetos e ações para reduzir as ocorrências nesta localidade”, disse.

Referências

A partir dos dados recebidos dos diferentes setores da autarquia, a comissão vai observar se há pontos falhos ou oportunidades de aprimoramento e sugerir para os responsáveis destes setores. Para criação dos índices e avaliações, a comissão poderá usar como referência, os guias técnicos da International Water Association (IWA), cálculo automatizado de indicadores operacionais de saneamento da Associação de Engenheiros da Sabesp e o Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis).

Redes

Atualmente, Uberlândia conta com uma extensão de 2.623.402 metros de redes de abastecimento de água potável e 2.363.447 metros de redes de esgotamento sanitário. A cidade é referência nacional em saneamento e melhor do estado há mais de dez anos, conforme o ranking do saneamento básico do Instituto Trata Brasil.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 19/04/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe