Dmae continua higienização em 116 pontos estratégicos


A partir desta semana, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com o apoio do Exército e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), passou a higienizar outros três locais: o Mercado Municipal, os arredores do antigo Hospital Santa Catarina e a Prefeitura de Uberlândia, onde estão sendo realizados testes rápidos da Covid-19, vão receber a solução de hipoclorito de sódio.

A iniciativa, que começou há cerca de dois meses com caminhões pipas, reforça a prevenção ao coronavírus, seguindo orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. A higienização consiste no uso de uma solução com água e hipoclorito de sódio na concentração 0,5%.

São 116 locais na rota de higienização, entre eles unidades hospitalares, terminais de ônibus, pontos de ônibus, praças, UBSFs, entre outros locais com maior aglomeração de pessoas. De domingo a domingo, as equipes escaladas devidamente paramentadas com os equipamentos de proteção individual (EPI), percorrem pontos estratégicos de Uberlândia.

Quaternário de amônia

A higienização feita pelo DMAE é mais uma das frentes de higienização. Na última semana, a administração municipal passou a utilizar também o sanitizador quaternário de amônia 5ª geração. A substância tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi utilizada em cidades chinesas, europeias e em metrópoles brasileiras.

A ação realizada com bombas-costais e tratores por profissionais da Aerotech Combat, contratada da Prefeitura, atenderá terminais e estações do transporte público, rodoviária, praças e centros comerciais à noite ou em horários de menor fluxo de pessoas. Com utilização de drones, será possível analisar todas as vias municipais afim de determinar com efetividade as rotas e escalas do serviço.

Fonte: SECOM