Dmae conclui reforma na ETE de Tapuirama


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) finalizou, nesta semana, as ações de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de Tapuirama. A reforma incluiu limpeza interna do reator e filtro biológico, substituição de chapas internas e tubulações, instalação de mais um filtro e um novo sistema de remoção de gordura, além de pintura. O serviço, iniciado há cerca de três meses, vai contribuir com o aumento da qualidade do tratamento de esgoto na comunidade.

A ETE Tapuirama foi criada em 1982 e atende uma população de cerca de 4 mil habitantes. De acordo com o gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae, Marcelo Costa, ações como esta são feitas em todas as unidades do Dmae, dependendo da demanda e do crescimento populacional. “Nos últimos anos reformamos todas as ETES dos distritos, o que garante qualidade e excelência no tratamento do esgoto”, destacou.

 

Estrutura

O Dmae realiza constantemente intervenções de manutenção e melhorias no sistema de esgotamento sanitário das ETEs. Atualmente, Uberlândia possui oito Estações de Tratamento de Esgoto, sendo quatro em Uberlândia (ETE Uberabinha, ETE Aclimação, ETE Ipanema e ETE Marielza) e outras quatro nos Distritos (Martinésia, Cruzeiro dos Peixoto, Tapuirama e Miraporanga).

A autarquia trata 100% do esgoto que é coletado e atende 98% da população. Os outros 2% correspondem aos setores que utilizam fossa séptica, como Mansões Aeroporto e setor de chácaras.

 

Fonte: SECOM