Home / Notícias / Dia da D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado (16)

Dia da D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado (16)


Os pais das crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos não imunizados ou com esquemas incompletos tem mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina dos filhos em dia. Neste sábado (16), a partir das 8h, as equipes de vacinação estarão mobilizadas para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2021 tem o objetivo de verificar se o cartão de vacina está em dia, garantido a proteção deste grupo.  O Dia D é uma grande oportunidade, principalmente para os pais que não conseguem comparecer nas salas de vacina nos dias de semana.

“Viemos de um período de pandemia onde muitos pais ficaram com receio de procurar as unidades de saúde. Para evitar que os filhos fiquem desprotegidos é importante atualizar o cartão. Com a vacinação no sábado, não tem desculpa. Estamos com baixa cobertura em algumas vacinas e isso pode facilitar o retorno de doenças. Por isso é importante atualizar o cartão de vacina para continuar garantindo esse controle”, alertou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia de Oliveira.

A vacinação no Dia D acontecerá em pontos estratégicos da cidade para facilitar o acesso da população.  O horário de atendimento é das 8h às 17h. Confira os locais:

Unidades de Atendimento Integrado (UAI) Luizote R: Mateus Vaz, 465
Martins Av. Belo Horizonte, 1.084
Planalto R. do Engenheiro, 246
Tibery Av: Benjamim Magalhães,1.115
Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF) Lagoinha R: Pio XII, 353
São Jorge II e III R: Ângelo Cunha, 269
Morumbi I R: do Espigão, 871
Unidades Básica de Saúde (UBS)  Roosevelt R: Dr. Leopoldo de Castro, nº 465

 

Aplicação da Meningocócica C

Durante a verificação do cartão de vacinas, a equipes também estarão ministrando a vacina meningocócica C (conjugada) nas crianças com idade até 10 anos que ainda não foram vacinadas. A decisão de alterar, temporariamente, a faixa etária de vacinação deste público foi do Ministério da Saúde a fim de proteger as crianças e adolescentes, evitando ocorrência de surtos da doença.

A meningocócica C proteger contra o tipo C da doença, que pode evoluir para meningite e outras enfermidades graves causadas pelas bactérias meningocócicas. A vacina está disponível para crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses. Segundo a coordenadora do Programa, a decisão ajudará a rastrear se alguma criança está sem as doses necessárias, além de ajudar a ampliar a cobertura.

“Com a pandemia muitos pais não procuram as unidades de saúde e acabaram deixando o cartão dos filhos desatualizados, mesmo nossas equipes fazendo constantemente a busca ativa. A adoção desta medida vale até dezembro de 2021. É tempo suficiente para os pais procurarem as unidades de saúde e deixarem seus filhos protegidos. Nossas equipes estão seguindo todas as medidas de segurança sanitárias para oferecer um ambiente seguro aos pais”, reforçou.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 14/10/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe