Home / Notícias / Deputado do Acre visita Uberlândia para conhecer estrutura da Saúde

Deputado do Acre visita Uberlândia para conhecer estrutura da Saúde


As boas práticas da Prefeitura de Uberlândia na saúde pública seguem como referência. Nesta sexta-feira (12), o secretário municipal de Saúde, Clauber Lourenço, e servidores da pasta apresentaram equipamentos da rede municipal ao deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil – Acre) e equipe. O objetivo foi visitar espaços e obter informações para implantação dos serviços no estado do Acre, principalmente em relação a rede de cuidados às crianças e adolescentes com espectro autista. A visita também foi acompanhada pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.

“Ele escolheu o município após pesquisas de qual cidade teria inovações para que pudesse levar para o estado do Acre. O deputado conheceu nossa atenção primária e nossa realidade. Foi um momento de troca de informações para que cada dia a gente inove e trabalhe mais para aprimorar nossos serviços”, disse o secretário de Saúde, Clauber Lourenço.

No período da manhã, o grupo esteve no Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação Municipal em Saúde. Pioneiro em Minas Gerais, o espaço foi inaugurado em 2021, durante a pandemia, para atender exclusivamente pacientes que tiveram a Covid-19, ficaram internados e precisaram de cuidados contínuos após a alta hospitalar. Ao todo, a unidade, que conta com atendimentos de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, já recebeu 750 pacientes, dos quais 519 do já tiveram alta e 231 seguem em reabilitação. No local, também é oferecido atendimento de reabilitação para pacientes de pós cirurgia cardíaca.

Na sequência, foi apresentado o Centro de Referência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRTEA) – projeto implantado em abril de 2022 e que, atualmente atende 164 pacientes de 2 a 6 anos oriundas das unidades básicas de saúde da Atenção Primária. O local é o primeiro, via Sistema Único de Saúde (SUS), especializado neste atendimento. O local foi idealizado com recursos próprios do município, e conta com sete consultórios das áreas de neuropediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, psiquiatria infantil, psicopedagogia, além de salas de recepção, convivência, diagnósticos, reuniões, treino de Atividades de Vida Diária (AVD), oficinas para famílias, jardim sensorial, área de playground, entre outros.

O CRTEA funciona anexo ao Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos, que também recebeu a visita do deputado federal e equipe. Desde janeiro de 2021, a unidade atende crianças de 28 dias a 12 anos, 11 meses e 29 dias encaminhados das Unidades de Atenção Integração (UAIs) ou referenciados do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Somente neste ano, já foram atendidas cerca de 900 pacientes.

 A equipe ainda conheceu o Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CMAPCD), que é destinado às crianças e adolescentes diagnosticados com deficiência intelectual grave ou muito grave, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor grave ou muito grave, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nível 2 (moderado), deficiência auditiva severa ou profunda (sempre associada a outra deficiência supracitada), múltiplas deficiências física e/ou mental e/ou auditiva/visual. O atendimento é voltado a crianças e adolescentes de 3 a 14 anos e 11 meses, devidamente matriculadas na rede municipal de ensino.

Por último, a comitiva conheceu a estrutura do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). A unidade, atualmente, faz parte do ranking inédito dos melhores hospitais públicos do Brasil, sendo o único de Minas Gerais classificado. Isso significa que o HMMDOLC está entre essas unidades que são reconhecidas pela qualidade, interação entre os processos, gestão de excelência, com foco em sustentabilidade.

Ao final da visita, o deputado federal Eduardo Velloso comentou sobre a experiência e integração dos serviços em saúde na cidade. “Já visitei várias cidades, vários locais, e o que encontrei em Uberlândia é uma gestão que dificilmente tem em outras cidades do Brasil. A integração entre a atenção básica e especializada funcionando muito bem é inovador. Quero chamar os representantes do meu estado para conhecer essa estrutura, para levarmos esses bons exemplos para o Acre”.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 15/05/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe