Cruzeiro dos Peixotos vai ganhar nova estação de tratamento de esgoto


O Distrito do Cruzeiro dos Peixotos vai ganhar uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE). A Mini ETE, como é denominada, já está em instalação pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em substituição à atual. A execução da obra está sendo realizada pela empresa licitada Hydrotech Brasil Equipamentos Para Saneamento Eireli, com investimento de R$ 463.246,70.

O dispositivo é do tipo modular, ocupa um espaço menor e tem capacidade para atender cerca de 1,5 mil habitantes, o dobro da estação atual. Além disso, entre os benefícios da Mini ETE estão a rapidez e a facilidade tanto para implantação ou ampliação quanto para os casos de manutenção emergencial.

“Isso possibilita maior segurança de operação. Outra característica é que o filtro biológico possui malha filtrante, aumentando, assim, a retenção de sólidos presentes na carga orgânica”, explicou o gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae, Marcelo Costa.

Costa destaca ainda que a nova estação é de plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), material superior ao aço carbono, pois não sofre com ataques corrosivos dos gases gerados pelo esgoto. “A Mini ETE pode ficar por mais de 15 anos sem necessidade de manutenção pesada, apresentando maior durabilidade e eficiência”, observou.

 

Fonte: SECOM