Credenciamento de pareceristas de projetos culturais está aberto


Está aberto o credenciamento de pessoas físicas e microempreendedores individuais interessados em integrar o Banco de Pareceristas da Secretaria Municipal de Cultura Os selecionados irão fazer avaliação técnica e de mérito cultural, com emissão de parecer, dos projetos inscritos nos processos seletivos da pasta. O trabalho dos pareceristas será remunerado de acordo com o nível de complexidade do projeto objeto da análise.

Podem participar deste edital as pessoas físicas e MEI, maiores de 18 anos, que tenham conhecimento técnico comprovado na área cultural e/ou artística e formação comprovada na área cultural com reconhecido mérito artístico cultural em, pelo menos, uma das seguintes áreas: artes visuais, fotografia e histórias em quadrinhos; artesanato e design; audiovisual, comunicação, cultura digital, jogos analógicos e virtuais; biblioteca, arquivo, galeria, museu, centro cultural e outros espaços culturais; circo; cultura afro-brasileira, etnia indígena e outras etnias; comunidades tradicionais, culturas populares, folia de reis e quadrilha; cultura alimentar; dança; literatura, leitura e contação de histórias; música; patrimônio cultural, histórico e artístico material e imaterial; teatro; e economia criativa e economia da cultura.

Dentro da função do parecerista, está a identificação de aspectos relevantes do projeto cultural. Isso será realizado através da atribuição fundamentada de notas aos quesitos descritos nos respectivos processos seletivos, com o intuito de verificar o atendimento às diretrizes da política de fomento, bem como a análise técnica da planilha orçamentária. Caberá ao profissional emitir parecer sobre a compatibilidade dos preços apresentados na planilha orçamentária do projeto com os valores praticados pelo mercado.

As inscrições ocorrerão até 11 de setembro e a documentação para inscrição deverá ser inserida em plataforma virtual, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXw_Q9OSukv_mcpSXAvMeuhN83W3yRf03Ya8uPX_G2KlXExg/viewform?pli=1 .

A Secretaria Municipal de Cultura alterou a forma de credenciamento, o qual anteriormente seria realizado exclusivamente via Correios. A medida considera a deflagração da greve dos trabalhadores dos Correios, que começou no dia 17 de agosto de 2020, e leva em consideração a necessidade da restrição do atendimento presencial nas repartições públicas municipais, visando impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do novo coronavírus.

Dúvidas sobre o edital poderão ser esclarecidas pelo seguinte e-mail: cred.pareceristas-smcudi@gmail.com.

 

Credenciamento de Pareceristas Culturais

 

Fonte: SECOM