Home / Notícias / Construção de elevado sobre rio Uberabinha avança com assentamento de pilares

Construção de elevado sobre rio Uberabinha avança com assentamento de pilares


Mão de obra e máquinas empenhadas no andamento do elevado da avenida Rondon Pacheco sobre o Rio Uberabinha (ponte do Praia) nos últimos dias. Seguindo o cronograma, o empreendimento, contemplado pelo programa Uberlândia Integrada II, está na fase intermediária, com a finalização das fundações com estacas tipo raiz, que recebem os blocos de coroamento onde são assentados os pilares.

O elevado sobre o Rio Uberabinha representa uma modernização dotada de segurança e praticidade em prol da mobilidade urbana. Serão beneficiados diretamente mais de dez bairros e cerca de 100 mil veículos que passam pelo local diariamente.

A obra encontra-se na conclusão da penúltima fundação, que antecede a fase dos muros de encontro. Também está em execução a etapa dos pilares de concreto que vão sobre esses blocos. O assentamento dos pilares ocorre com a implantação das laterais de pré-moldados. As estruturas são complementadas com viga transversina – já em fase de execução e responsável por unir os dois pilares laterais.

Na manhã desta quinta-feira (16), por exemplo, foi realizada a primeira fase da implantação de um pilar de 9 metros de altura. O componente permitirá o para assentamento das vigas longarinas – responsáveis pela sustentação em que se apoiam as estacas. Em conjunto das longarinas, a inserção de lajes caracterizarão a etapa seguinte, chamada de superestrutura – ainda sem previsão de início.

Os trabalhos são fiscalizados pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e executados pela BT Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil.

Uberlândia Integrada II

O programa Uberlândia Integrada II foi retomado pelo em 2018. São mais de R$ 140 milhões em investimentos em mobilidade em todas as regiões. O programa contempla dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.

Fonte: SECOM


Publicado em: 20/07/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe