Home / Notícias / Construção da UBSF Marta Helena está em fase final

Construção da UBSF Marta Helena está em fase final


No trabalho para melhor atender a população da cidade, a Prefeitura de Uberlândia está construindo mais uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). A unidade, que é responsável pela Atenção Primária, vai proporcionar uma melhor cobertura para os moradores em uma estrutura adequada e moderna. Com uma estrutura de 589,8 m² de área coberta e 11.911,90 m² de área total do terreno, a obra da UBSF do Bairro Marta Helena está na última etapa de construção.

Quem passa pelo local, que fica no cruzamento da avenida Balaiadas a avenida Elis Regina, já consegue ver a parte estrutural finalizada. A unidade terá capacidade para atender aproximadamente 15 mil moradores do entorno, oferecendo um espaço ainda mais adequado para a população e para os profissionais de saúde que vão atuar no local. Nesta quinta-feira (15), os operários continuam a instalação dos acabamentos, como pisos, revestimentos, bancadas e as louças dos banheiros.

De acordo com a engenheira responsável pela obra, ainda faz parte desta última etapa a pavimentação da área externa da unidade, a instalação da parte elétrica e de outros detalhes, como as placas de orientação. A unidade contará com consultórios, sala odontológica, de vacinação, de curativos, vestiários, salas de esterilização e desinfecção, além das áreas destinadas à parte administrativa e de apoio aos funcionários, como copa e banheiros. A responsável pela obra é a empresa Fiel Rosa, que venceu a licitação. A fiscalização do serviço é feita pela Secretaria Municipal de Obras.

 

Atendimento no bairro Marta Helena

Enquanto a sede própria da UBSF Marta Helena está em construção, o atendimento do bairro é feito em outros dois endereços, em unidades alugadas. A UBSF Marta Helena I, que fica na avenida Cabanadas, nº 330. E a UBSF Marta Helena II, que fica na avenida Comendador Alexandrino Garcia, nº 952. Após a conclusão da obra, as duas equipes que atendem nestes endereços serão centralizadas no novo endereço.

 

Melhoria na estrutura de atendimento

As novas UBSFs são exemplos do empenho na melhoria da qualidade estrutural de atendimento na cidade, com foco na Atenção Primária. Ao todo, foram sete UBSFs entregues nas duas gestões do prefeito Odelmo Leão. No início deste mês, a unidade do bairro Shopping Park foi inaugurada. Com 668,65 m², a estrutura entregue vai beneficiar aproximadamente 12 mil moradores do entorno, com uma ampliação de mais duas equipes de atendimento. O espaço abriga farmácia, sala de espera, sala de fisioterapia, consultório odontológico, consultório de enfermagem, consultório médico, consultório da equipe multidisciplinar, sala de vacina, de curativos, de procedimentos e de observação.

Outra unidade que está em construção é a UBSF do Bairro Jardim das Hortências. Iniciada em outubro de 2020, a obra está com 50% dos trabalhos concluídos. Esta nova unidade, que fica na avenida José Gonzaga de Freitas, esquina com a rua Chapada dos Guimarães, tem um terreno de 8,4 mil m² e terá cerca de 600 m² de área construída. Ao todo, mais de 12 mil moradores da região vão ser beneficiados com a nova estrutura.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 19/07/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe