O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já executou mais de 800 metros da nova adutora de interligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim e o Centro de Reservação do São Jorge. A nova rede terá uma extensão total de 1,2 mil metros e complementa as obras de interligação do anel hidráulico entre os três sistemas de abastecimento de água de Uberlândia. Com quase 70% da obra concluída, a expectativa é que os trabalhos sejam encerrados até o início do segundo semestre.
O diretor adjunto do Dmae, engenheiro Guilherme Marques, ressalta que a nova adutora visa melhorar o sistema de abastecimento de água em Uberlândia, garantindo a segurança hídrica. “Esta é uma das obras do anel hidráulico de Uberlândia que vai reforçar os três sistemas de abastecimento, otimizando o tempo de resposta do Dmae frente aos novos empreendimentos e ao crescimento da cidade”, disse
A nova adutora está sendo executada em aço, com diâmetro de 570 milímetros. A tubulação está sendo produzida pela própria fábrica de tubos do Dmae. Marques lembrou que uma das vantagens da produção própria da tubulação é concluir a obra dentro do prazo planejado. “Também estamos com outros projetos de ampliação do abastecimento no São Jorge e bairros adjacentes, como a execução de um novo reservatório, uma estação elevatória de água no segundo semestre e a adutora Sucupira-São Jorge”, disse.
Sistemas de Abastecimento
Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema conta com captação, tratamento e distribuição próprios. A ETA Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha, a ETA Bom Jardim no Ribeirão Bom Jardim e a ETA Capim Branco no rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual, conforme censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Secom
de tudo o que fazemos pela cidade.