Home / Notícias / Comunidade escolar se reúne virtualmente em palestra com Mario Sérgio Cortella

Comunidade escolar se reúne virtualmente em palestra com Mario Sérgio Cortella


A noite de terça-feira (30) foi marcada por muito conhecimento, experiência e sabedoria com a palestra do conceituado filósofo, escritor e professor Mario Sérgio Cortella com o tema “Repensando o ensino nesse novo contexto de pandemia” para a comunidade escolar e para o público interessado na reflexão.

O evento gratuito foi realizado via zoom e promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Escola de Governo e do Programa Saúde Escolar. A secretária de Comunicação e Governo, Ana Paula Junqueira, durante a abertura da palestra, ressaltou a importância da ação. “É necessário e urgente refletir como estamos passando por este período pandêmico. Fizemos e fazemos inúmeras ações para minimizar os efeitos da Covid em nossa população, e esta palestra é mais uma ferramenta não só para a saúde mental, mas de autoconhecimento para nossos servidores e toda população interessada. Temos orgulho de trazer um profissional respeitado e aclamado como Cortella para nos auxiliar nesta caminhada. Foram quase 600 participantes compartilhando conhecimento. Agradeço ao professor Cortella por este encontro”, disse Ana Paula.

Cortella refletiu o contexto das escolas, as interrupções das aulas presenciais, os novos formatos e desafios durante o isolamento social. “Algumas pessoas me perguntavam: poxa, mas e agora? O mundo parou? Não, não parou. Parou um dos modos de viver no mundo. Um dos nossos sistemas de ser mundo, mas o mundo não parou. Dessa forma, a Educação escolar e nossa atividade de partilha, de conhecimentos, de valores, de técnicas e de convivências, persistem. Durante esse caos, temos que ter humildade pedagógica. São vários alunos e docentes voltando para as salas com inúmeras perdas. Face a isso, podemos agir com a mesma pergunta mudando apenas a pontuação final: O que eu posso fazer… ou o que eu posso fazer? Colocando a interrogação como compromisso firmado, como me disponho, sem me acovardar, sem encolher a alma. Embora, nós, educadores, não consigamos fazer todas as coisas, a gente consegue fazer alguma coisa. E tenho certeza que estamos fazendo”, pontuou o filósofo.

Para Tania Toledo, secretária municipal de Educação, as palavras do educador e palestrante, reforçaram as atitudes da gestão municipal. “Nos debruçamos em criar um cenário em que fosse possível a continuação da educação, com segurança alimentar por meio da entrega do kit alimentação escolar. Criamos também o programa Escola em Casa, o levamos para canal aberto de Tv com vídeoaulas de qualidade e em tecnologia HD, capacitamos nossos professores para com o novo formato, entregamos material impresso e mais de 11 mil tablets com internet foram dados aos alunos da rede municipal. Quando o cenário pandêmico possibilitou a volta, nós fizemos mediante muito diálogo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus formado por autoridades e especialistas. Tudo foi muito árduo, mas estamos passando por esta tempestade com servidores corajosos e eficientes que nos dão muito orgulho nesta batalha”, disse a secretária.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 02/12/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe