Neste ano, a Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já registra um aumento de 30,03% no recolhimento de materiais recicláveis em Uberlândia, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos onze primeiros meses foram recolhidos 3.145.870 kg. Ou seja, 726.609 kg a mais doque foi recolhido entre janeiro e novembro de 2020, que registrou 2.419.261 kg.
O supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, destacou que houve um aumento significativo do material reciclável recolhido, sendo que um dos fatores foi a ampliação da coleta seletiva na cidade para mais 17 bairros este ano. “A ampliação passou a atender 61 bairros de Uberlândia, alcançando 85% da população urbana”, disse.
O supervisor destacou que todos os meses do ano registraram aumento. “A partir do mês de agosto, o recolhimento passou dos 300 mil kg/mês. Em setembro, o recolhimento foi o maior do ano com 328,8 mil kg, superando em 82.384 mil kg, em relação a setembro de 2020, registrando um aumento mensal de 33,4% no material coletado”, explicou.
Para Arthur Rosa Públio, o aumento na arrecadação é muito positivo, uma vez que gera mais renda para os profissionais que trabalham nas associações de recicladores. “Esse resultado indica uma maior conscientização da população referente à separação dos recicláveis, uma preocupação ambiental e, como consequência temos um rendimento melhor dos associados das cooperativas que fazem a triagem e comercialização do material”, disse.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.