Home / Notícias / Coleta seletiva amplia cobertura para 16 novos bairros em Uberlândia

Coleta seletiva amplia cobertura para 16 novos bairros em Uberlândia


O prefeito Odelmo Leão anunciou nesta quarta-feira (15), no Centro Administrativo Municipal, a ampliação do Programa Coleta Seletiva para 16 novos bairros da cidade. Com a iniciativa, o serviço e responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) passa a atender, ao todo, 45 bairros de Uberlândia.  Com a expansão do serviço, a expectativa é que o volume de materiais recicláveis recolhidos ao mês pelo programa aumente de 200 para 240 toneladas. São materiais que continuarão sendo destinados a cinco associações e uma cooperativa de recicladores.

 

De acordo com Odelmo Leão, a iniciativa contribui para a preservação ambiental e incentiva a população a separar de formar adequada o material reciclável, gerando emprego, renda e inclusão social.   “Este programa iniciado na minha gestão em 2011 tem sido muito produtivo, unindo a população, os órgãos públicos e associações em benefício da própria sociedade, fazendo de Uberlândia uma cidade mais limpa e sustentável”, afirmou.

 

Os novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva são:  Tubalina, Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

 

O vice-prefeito e diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, destacou que a coleta seletiva atende atualmente 46% da cidade e, com a ampliação, passa a atender cerca de 60% reaproveitando os recicláveis e reduzindo a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário. “Desde que a gestão dos resíduos sólidos passou para o Dmae em 2017, temos procurado melhorar a eficiência dos processos. A autarquia também realiza um importante trabalho de educação ambiental, incluindo a coleta seletiva, nas escolas durante todo o ano”, explicou.

 

Para conscientizar os moradores sobre o novo serviço de coleta nestes bairros, o Núcleo da Coleta Seletiva do Dmae começa na segunda-feira (20) uma ação de conscientização porta a porta com a distribuição de imãs e folhetos explicativos aos moradores informando os dias de recolhimento em cada bairro e explicações sobre a separação do material que pode ser reciclável.


Publicado em: 15/01/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe