Ciclismo noturno é opção de saúde e lazer no Parque do Sabiá


O ciclismo noturno, oferecido no Parque do Sabiá de segunda a quinta-feira, das 22h à meia-noite, é uma excelente opção para quem deseja se exercitar e fugir do calor das últimas semanas. Isso porque, nesse horário, a vegetação do local contribui para que a temperatura e a sensação térmica fiquem mais baixas do que em outras partes da cidade.

O horário noturno foi implementado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), no ano passado e, desde então, tem tido excelente aceitação, especialmente por conta da segurança oferecida. Nesse período de pandemia, os frequentadores têm que usar máscaras de proteção e são orientados a manter distância mínima de dois metros entre si. Eles ainda têm sua temperatura aferida por profissionais da Futel na portaria do bairro Santa Mônica e, caso apresentem estado febril, não entram no local.

As normas seguidas pelos participantes foram definidas por meio de reuniões realizadas entre ciclistas e representantes da Futel e publicadas em portaria. Dentre elas, estão a necessidade de portar um documento oficial com foto, usar capacetes e luvas de proteção e transitar apenas no sentido anti-horário, com entrada exclusiva na portaria da Avenida Anselmo Alves dos Santos, no Santa Mônica.

 

Outras atividades

Para quem prefere pedalar durante o dia, a prática de ciclismo no Parque do Sabiá está autorizada no sentido horário, de segunda a sexta, das 10h às 16h. Também estão liberados o uso de patins (no sentido horário, de segunda a sexta, das 10h às 16h), corridas e caminhadas (no sentido anti-horário, das 5h às 22h, de segunda a quinta-feira, e das 5h às 20h nas sextas-feiras), sendo obrigatório o uso de máscara em todas as atividades.

As práticas esportivas coletivas- como futebol, futsal, vôlei e basquete- e o uso de piscinas, academias, quadras e campos seguem suspensos, assim como o funcionamento do Parque do Sabiá nos feriados e fins de semana.

 

Fonte: SECOM