Cerca de dois mil testes rápidos foram realizados em drive-trhu


Ter um panorama de como está o nível de contaminação pelo novo agente do coronavírus é fundamental para que a Prefeitura de Uberlândia conduza as ações de prevenção. Desde o mês de maio, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde têm realizado a busca ativa de pessoas que tiveram contato direto com aquelas que testaram positivo para a Covid-19.

Os testes rápidos são realizados no estacionamento do Centro Administrativo por meio de um sistema de drive-thru, ou seja, sem que as pessoas precisem sair do carro. Já foram feitas cinco ações, resultando na aplicação de aproximadamente dois mil testes. Os exames são feitos em indivíduos que são de contato direto – aquelas que residem no mesmo local – dos pacientes que testaram positivo para Covid-19.

O teste funciona da seguinte forma: o enfermeiro capacitado pelo laboratório coleta uma gota de sangue em uma cápsula. O aparelho que recebe a cápsula envia todos os dados online a um laboratório em Curitiba (PR) para análise de um médico responsável. Em seguida, o profissional envia o laudo online para a Secretaria Municipal de Saúde que o encaminha por e-mail ao indivíduo testado. O procedimento de análise dura em torno de 15 minutos.

A Prefeitura de Uberlândia reforça que a testagem no sistema de drive não é livre para qualquer pessoa, pois obedece a critérios técnicos e de prioridades. Os testes são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, que entra em contato por meio da equipe da central de atendimento do “Alô Saúde”.

Em caso de dúvidas, a Prefeitura disponibilizou um acolhimento médico via WhatsApp, que funciona no número é (34) 9.9774-0616.  O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A equipe médica é composta por dez profissionais da rede, que fazem parte do grupo de risco do coronavírus e precisaram ser afastados de suas atividades presenciais.

Fonte: SECOM