Home / Notícias / Centro Vida atende cerca de 300 pacientes pós-Covid-19 desde a inauguração

Centro Vida atende cerca de 300 pacientes pós-Covid-19 desde a inauguração


Inaugurado em setembro deste ano pela Prefeitura de Uberlândia, o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde já atendeu cerca de 300 pessoas e realizou mais de sete mil procedimentos. O local é o primeiro de Minas Gerais com atendimento exclusivo para pacientes diagnosticados com Covid-19 que precisam de cuidados contínuos após a alta hospitalar.

A iniciativa da gestão municipal, sob determinação do prefeito Odelmo Leão e por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é mais um cuidado oferecido à população diante da grave pandemia da Covid-19. Com uma equipe multiprofissional, o espaço é referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora de pacientes que foram diagnosticados com Covid-19 e que precisam de algum tipo de cuidado após a internação.

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida.

O setor que realiza a dispensação de equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva também faz parte do Centro Vida, para facilitar o acesso às famílias e aos pacientes. Um trabalho multiprofissional que vem colhendo frutos. Dos pacientes que foram atendidos até agora, 99 já receberam alta.

O direcionamento para o centro de reabilitação acontece durante a alta da internação hospitalar. Segundo a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Marcella Furtado de Souza, a equipe médica que acompanhou o paciente será responsável por elaborar o plano de cuidados e direcioná-lo para a reabilitação.

“O paciente recebe a alta com a consulta marcada no Centro Vida para dar continuidade no acompanhamento. Além disso, a equipe da atenção primária da unidade de referência do paciente, também estará ciente e compartilhará destes cuidados. Desta forma, todo o trabalho do Centro Vida é integrado com a atenção primária, especializada, domiciliar e hospitalar. Tudo isso porque ele precisa ser amparado para que recupere a sua funcionalidade e qualidade de vida”, finalizou.

Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o Centro Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 21/12/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe