Cuidar da população e oferecer os melhores serviços em saúde sempre foi um dos compromissos da Prefeitura de Uberlândia. Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus e da necessidade locais adequados para os pacientes diagnosticados com a Covid-19, o Município abriu novos leitos de enfermaria com a inauguração do Centro de Internação Municipal. Neste mês de agosto, o local comemora um ano atendimento para a população.
Instalado na Casa da Fraternidade São Francisco de Assis, popularmente conhecido como Dr. Hansen, no bairro Jardim das Palmeiras, o Centro de Internação Municipal recebe todos os pacientes da rede que foram avaliados com grau baixo a moderado da Covid-19 ou que necessitem de observação médica durante o tratamento. Desde o início das atividades, o CIM já registrou 2.400 altas.
“A abertura do CIM foi mais uma das inúmeras ações da Prefeitura para combater a pandemia e salvar vidas. Com o aumento dos casos, sabíamos que precisaríamos de leitos e não medimos esforços para oferecer assistência à população. Hoje, podemos dizer que nossas ações salvaram a vida de mais de duas mil pessoas”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
O trabalho no CIM é desenvolvido pela equipe da Organização Social Missão Sal da Terra, que conta com uma equipe multidisciplinar em tempo integral oferecendo todo o apoio necessário para a recuperação do paciente. Trabalhando no espaço desde os primeiros atendimentos, a enfermeira Camila Santos Ribeiro, diz que o sentimento durante todo este período é de gratidão. “É muito bom fazer parte desta equipe e contribuir para a recuperação de tantas pessoas. A inauguração do CIM foi fundamental para a cidade porque ajudou a reduzir a espera por atendimento em um momento crítico da pandemia, além de ser um local que oferece um cuidado mais específico no tratamento da doença”.
A porta de entrada para o atendimento no CIM são as unidades de saúde (UBS, UBSF e pronto atendimento das UAIs). Após avaliação médica, os pacientes que necessitarem de internação serão direcionados para o CIM. A internação dos casos graves continua sendo realizada por meio do Hospital Municipal e seu anexo (antigo Santa Catarina).
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.