Home / Notícias / Centro de Internação humaniza condição dos pacientes com Projeto “Alta Celebrada”

Centro de Internação humaniza condição dos pacientes com Projeto “Alta Celebrada”


Em tempos de tantas mudanças, incertezas e desafios, celebrar a vida é fundamental, principalmente quando recebe alta hospitalar após ficar dias internado por complicação de uma doença que ainda não tem tratamento específico. Para comemorar o retorno dos pacientes diagnosticados com Covid-19 para casa, a equipe multidisciplinar do Centro de Internação Missão Sal da Terra criou o projeto “Alta Celebrada”.

Em funcionamento há pouco mais de um mês, o Centro de Internação foi criado pela Prefeitura de Uberlândia para receber todos os pacientes da rede que são avaliados com grau baixo a moderado da doença ou que necessitam de observação médica durante o tratamento. Quando os pacientes que apresentam condições de irem para casa, a equipe faz a celebração junto dos familiares. Além disso, os pacientes já saem com o agendamento da consulta para acompanhamento na unidade de saúde de referência.

O “Alta Celebrada” é uma ação que envolve toda a equipe do Centro de Internação e reforça o trabalho de humanização tanto para o paciente, que se sente mais acolhido, quanto para os funcionários, que se alegram com cada alta hospitalar.

O Centro de Internação Missão Sal da Terra foi instalado na Casa da Fraternidade São Francisco de Assis, popularmente conhecido como Dr. Hansen, localizado no bairro Jardim das Palmeiras. No local, foram montados 78 leitos de enfermaria e dois de emergência que estão em pleno funcionamento. A porta de entrada para o atendimento são as unidades de saúde (UBS, UBSF e pronto atendimento das UAIs). Após avaliação médica, os pacientes que necessitam de internação são encaminhados pela Central de Regulação de acordo com a condição clínica de cada um. A internação dos casos graves continua sendo feita nas duas unidades do Hospital Municipal.

A abertura do Centro de Internação Missão Sal da Terra é mais uma das ações da Prefeitura de Uberlândia para conter a pandemia. Desde abril, a atual administração tem utilizado a antiga estrutura do Hospital Santa Catarina como unidade do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Em julho, a atual administração deu início ao processo de desapropriação do imóvel para que o Município utilize de forma permanente e consolidada o local como unidade de saúde pública.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 30/09/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe