Home / Notícias / Central de Interpretação de Libras retoma atividades após assinatura de novo convênio

Central de Interpretação de Libras retoma atividades após assinatura de novo convênio


Serviço oferece acompanhamento de intérpretes para pessoas com deficiência auditiva

Preocupada em garantir a inclusão social, a Prefeitura de Uberlândia retomou mais um importante serviço: a Central de Interpretação de Libras. A partir de agora, o serviço funcionará no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na avenida Rondon Pacheco, nº 2.222. A central estava fechada desde dezembro de 2017 e foi retomada após nova assinatura de convênio entre o Município e o Estado, no início desde mês.

Para que a Central de Interpretação de Libras funcione, o convênio estabelece que o Município ofereça a estrutura física e logística da operação. Em contrapartida, o Estado fica responsável pela contratação dos intérpretes de Libras. Em Uberlândia, a central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, oferecendo o acompanhamento de profissionais especializados a pessoas surdas que necessitem de algum serviço público, seja ele na esfera municipal, estadual ou federal.

“Lutamos para colocar o serviço novamente em operação e conseguimos. Essa central é essencial para melhorar a vida de quem tem surdez e não tem auxilio na hora de procurar os serviços públicos. Com o agendamento prévio, os interpretes acompanham o solicitante em consultas médicas, entrevistas de empregos encaminhadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou em qualquer serviço que seja público”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques.

Atendimentos

Para quem necessita do serviço, há três maneiras de conseguir o atendimento: presencialmente, por Skype ou por telefone (veja mais abaixo). No primeiro contrato, também é necessário que a pessoa apresente um documento com foto e um comprovante de residência, para que seja incluída em um rápido cadastro. Após essa etapa, o solicitante já poderá agendar, com três dias uteis de antecedência, o acompanhamento da intérprete para o serviço necessitado.

Kátia Souza é uma das duas profissionais que trabalham na central e afirmou que é gratificante poder ajudar quem precisa. “A gente nota o quanto as pessoas que necessitam desse serviço se sentem felizes com esse acompanhamento. É uma ação que faz toda a diferença na vida de quem às vezes não conta com um familiar ou amigo na hora de uma consulta, por exemplo, e com o nosso auxílio pode ficar mais tranquilo e ter a certeza que a comunicação foi bem feita”, afirmou.

O aposentado Adão Pereira, surdo desde o nascimento, procurou a central nesta terça-feira para que uma das interpretes o acompanhe em uma consulta no próximo mês. Segundo ele, o serviço trará muitas melhorias para o dia a dia. “Fico até emocionado, pois é difícil para a gente que se comunica em Libras ter uma comunicação boa em situações importantes. Agora, com a central, fico muito feliz em saber que poderia ir mais tranquilo ao médico e em outras ocasiões que for necessário”, expressou.

Central de Interpretação de Libras

Endereço: Avenida Rondon Pacheco, 2.222, bairro Saraiva.

Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h

Atendimentos:

Presencial

Skype: centraldelibrasudi@gmail.com

Telefone: 3226 5777


Publicado em: 19/02/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe