Home / Notícias / Castramóvel completa uma semana de atendimento com mais de 200 castrações

Castramóvel completa uma semana de atendimento com mais de 200 castrações


Após uma semana de funcionamento, o Castramóvel da Prefeitura de Uberlândia comemora a marca de 218 animais castrados. Até a última sexta-feira (19), a média diária foi de 36 procedimentos por dia, superando a anterior de 30 procedimentos previstos.

Lançado no dia 10 deste mês com a presença de várias autoridades, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos começou a ser executado no dia 12, com a parceria da ONG SOSPet, responsável pelas cirurgias de esterilização dos animais no Castramóvel, localizado no Camaru, área interna do Sindicato Rural de Uberlândia.

Segundo João Júnior, secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, pasta responsável pelo programa, os números só ressaltam o comprometimento da Prefeitura para com a causa animal. “O controle populacional destes animais é questão de saúde pública. Com a esterilização evitamos abandonos, doenças e sofrimento dos animais. Temos trabalhado junto à SOSPet para acolher e atender os protetores e representantes de ONG’s com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos animais, dos tutores e de toda a sociedade”, afirmou.

 

Causa animal

O trabalho de castração também já ocorre há anos. Só de 2009 a 2020, a Prefeitura de Uberlândia, por meio de convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, alcançou mais de 15,5 mil animais da população de baixa renda cadastrada. Ou seja, com este trabalho que já é desempenhado somado ao novo programa de castração, Uberlândia terá a partir do ano que vem, aproximadamente 3.500 animais castrados por ano”, destacou o líder do Executivo municipal.

A iniciativa vai integrar o rol daquelas já realizadas pela Prefeitura de Uberlândia em prol dos animais. Na semana passada o prefeito Odelmo Leão assinou a permissão de uso de um imóvel para ampliar e melhorar o trabalho da APA.

 

Cadastro Protetores e ONGs

A Prefeitura de Uberlândia já possui uma listagem com aproximadamente 80 nomes, dentre eles, protetores de animais e ONGs. O interessado, que se enquadre como ONG ou protetor e não esteja cadastrado, deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, pelo telefone (34) 3213-1470, e seguir as orientações e requisitos que serão solicitados.

 

Castramóvel

O Castramóvel possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio, além de sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos. O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado e com contrapartida do Município.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 22/11/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe