Home / Notícias / Caravana de Prevenção realiza ações de conscientização contra o tabagismo até o fim do mês

Caravana de Prevenção realiza ações de conscientização contra o tabagismo até o fim do mês


A Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SPDDSDC) da Prefeitura de Uberlândia está realizando ações de conscientização contra o tabagismo em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. Por meio da Caravana de Prevenção, ações educativas e atividades lúdicas serão realizadas no Centro Socioeducativo de Uberlândia, na Prefeitura Municipal, no Terminal Central, na Praça Tubal Vilela e em escolas municipais em datas alternadas até o fim do mês.

Nesta quinta-feira (26), primeiro dia de ações, a Caravana passou pela Escola Municipal Maria Regina, que fica localizada no bairro Pequis. Alunos do oitavo e nono ano participaram de palestras educativas, oficinas de Graffiti e Dança e receberam panfletos que elucidam sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios de se parar de fumar.

A assistente social da SPDDSDC, Carolina Groto, apresentou uma palestra sobre os perigos do tabagismo e explica que muitos jovens não tem consciência dos males do ato de fumar. “Os adolescentes estão nessa fase de experimentação, principalmente dessas modernidades como cigarros eletrônicos e narguilé, e os jovens utilizam esses instrumentos para socializar com outros colegas, por isso é importante que eles saibam dos malefícios. Pois quando se fala em tabaco, se pensa no cigarro convencional, mas temos essas modernidades que também contém substâncias nocivas a saúde e estamos aqui para mostrar isso para eles”, explica a assistente social.

Nas oficinas de Graffiti, o coordenador do núcleo de Prevenção às Drogas da SMPDDSDC, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko) apresenta um depoimento sobre sua experiência com o consumo de cigarro como forma de alertar os estudantes sobre os malefícios deste uso tanto para o indivíduo quanto para aqueles que o rodeiam.

Mariana Aparecida Silva Campos, aluna do nono ano, acredita que as ações da Caravana de Prevenção estão influenciando positivamente os seus colegas. “Eu já participei da Caravana antes e pintei com o Kakko, inclusive ganhei duas artes dele, uma pessoa incrível que contou sua história de vida e eu tenho certeza que por meio dela, ele está ajudando muitos adolescentes que pensam em entrar em outros caminhos”, opina a estudante.

Ainda hoje, a Caravana passou pela Prefeitura Municipal de Uberlândia e realizou a distribuição de panfletos educativos de conscientização contra o tabagismo para os servidores. O informativo destaca que o fumo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica, bronquite e enfisema.

Amanhã (27), a Caravana de Prevenção passa pela Escola Sebastião Rangel, Praça Tubal Vilela e o Centro Socioeducativo de Uberlândia distribuindo panfletos e realizando palestras educativas sobre tabagismo.

 

Como contatar a Caravana de Prevenção?

As escolas que desejam receber a Caravana de Prevenção precisam fazer um agendamento prévio. Escolas municipais devem entrar em contato com o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), através do email: [email protected]. Já as escolas estaduais e particulares precisam fazer a solicitação por meio do email: [email protected] ou pelos telefones (34) 3239-2818 / (34) 3239-2736.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 27/05/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe