Home / Notícias / Campanha de vacinação contra a Influenza acontece até o próximo dia 30

Campanha de vacinação contra a Influenza acontece até o próximo dia 30


Iniciada há três meses, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está chegando em sua reta final. Aqueles que ainda não se vacinaram contra a gripe têm até a próxima terça-feira (30) para garantir a proteção contra os três tipos de vírus da doença.

Uberlândia conta com 74 salas de vacinas com horários diferenciados para atender a todos. A vacinação na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Considerando todos os integrantes do grupo prioritário, o município tem 96% de cobertura vacinal.

quarta e última fase da Campanha é dedicada às crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias) e adultos de 55 a 59 anos. Neste momento, estão sem a imunização 12.100 crianças, 2.918 gestantes e 403 puérperas, o que representa 74%, 58% e 65% da cobertura vacinal, respectivamente.

Já o grupo composto pelos idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, professores da rede pública e privada, doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais a meta de 95% já foi alcançada.

Para continuar garantindo a segurança da comunidade neste momento de pandemia, as equipes das salas de vacina continuam seguindo todas as medidas preventivas, como vacinação em local amplo e arejado e orientação nas filas para o distanciamento. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Orientamos ainda que a vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza). No entanto, assim como no caso da Covid-19, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar.

 

Confira abaixo a documentação necessária para vacinação:

 

Adultos de 55 a 59 anos

 

– identidade;
 Crianças de seis meses e menores de seis anos de idade  – cartão de vacina;
Gestantes

 

 – caderneta da gestante ou exame que comprove a gestação;
 Puérperas
(mulheres com até 45 do pós-parto)
– certidão de nascimento da criança;
Pessoas com deficiência – laudo médico que comprove a deficiência ou comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência;
Doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais – laudo médico
Professores da rede pública e privada

 

– crachá ou contra-cheque;
Caminhoneiros – carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transporte (categoria de motorista), carteira de habilitação (categoria C ou E) ou crachá funcional;
Motoristas e cobradores de transporte coletivo – carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes – Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (categoria D ou E) ou crachá funcional;
Trabalhador portuário – comprovante de registro no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), carteira de sócio (a) do sindicato da categoria, contracheque com documento de identidade, carteira de trabalho ou crachá funcional.

 

Onde vacinar?

 

Unidades Horário
UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins

*exceto São Jorge e Morumbi

 

 

das 8h às 20h

 

Unidade Básica de Saúde (UBS)

 

das 8h às 18h

 

 

 

Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)

 

Das 7h30 às 16h30h

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 25/06/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe