Home / Notícias / Biblioteca Pública Municipal completa 80 anos

Biblioteca Pública Municipal completa 80 anos


Em meio a estantes de um acervo de mais de 46 mil livros (46.956), a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira conta os próprios 80 anos de história oferecendo cultura e conhecimento. Neste mês, seguindo normas sanitárias e preventivas, o espaço voltou a operar com empréstimo e devolução de livros, coincidindo com uma programação comemorativa.

Criada em 24 de outubro de 1940, a Biblioteca está atualmente no Centro Municipal de Cultura. Além do tradicional empréstimo de livros para leitura domiciliar, a Biblioteca recebe doações de exemplares de literatura em geral e livros de pesquisa em bom estado. Atrativos como exposições, oficinas, palestras e vários projetos foram incorporados ao longo dos últimos anos, ampliando público e atendimento.

Em comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura traz exposição com fotos e vídeos sobre a história da Biblioteca Municipal e uma linha do tempo sobre a importância desse patrimônio para o município. A população pode conferir na plataforma Cultura em Casa, disponível no portal da Prefeitura. Outras mostras em cartaz, virtualmente, são “Escritores de Uberlândia e suas obras! Quem são as nossas pratas da casa”, e “Fotos da Natureza através do quintal de sua casa! O que as pessoas viram de belo neste período de reclusão”.

As programações variadas mês a mês fazem do espaço um expoente entre os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura. Entre 2017 e 2019, foram 110.908 atendimentos realizados à população. Em cumprimento às medidas de segurança sanitárias para prevenção da Covid-19, alguns projetos e atividades seguem suspensos ou com adaptações.

 

Programas e projetos

Um dos programas de destaque é o “Ler com Prazer”, que oferece projetos de “Contação de Histórias”, “Costurando a Leitura”, “Caixa Estante”, “Revivendo a história de Uberlândia”, além de oficinas de pintura em azulejo para portadores de síndrome de Down e origami. A Biblioteca conta também com ações itinerantes, como a visitação quinzenal de 10 bairros com empréstimo de livros possibilitado pelo Ônibus Biblioteca, e o empréstimo livros para servidores públicos com a permanência quinzenal do Carro Biblioteca no Centro Administrativo.

 

 Porta adentro

A estrutura – aprimorada com a mudança, em fevereiro, para Centro Municipal de Cultura – garantiu ambientes especiais para os usuários. Um dos espaços em preparação é a Sala Incluir, que conta com acervo em braille, além de sediar atividades como orientação e apoio pedagógico, desenvolvimento motor, alfabetização em braille. No local, também são disponibilizados óculos com dispositivo de inteligência artificial capaz de oferecer às pessoas com baixa visão a oportunidade de ler qualquer obra.

O público infanto-juvenil já conta com o espaço “Vovó Caximbó – Maria Inês Mendonça”, que tem decoração lúdica e interativa, móveis da coleção “Bichos Fantásticos” (especificamente projetados para os pequenos) e uma brinquedoteca. Logo ao lado, o “Cultura Digital” proporciona uma infraestrutura de computadores e softwares para a realização de cursos e uso dos frequentadores.

Também compõem o espaço uma galeria para exposições, Gibiteca, Sala Multiuso, Sala Uberlândia (dedicada à história da cidade e obras de uberlandenses), Hemeroteca (coleção de jornais, revistas e periódicos), área de pesquisa, ilha de computadores para acesso ao acervo eletrônico, sala de oficinas, sala de literatura e a parte administrativa, como a sala da diretora, acervos, entre outros.

 

História

A Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 10 de novembro de 1940, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, na Av. João Pinheiro, durante a gestão do prefeito Vasco Gifone.

Desde a sua criação, o equipamento cultural ocupou vários espaços, até ser transferida em 1976 para o prédio reformado da antiga rodoviária, onde permaneceu até 2019. No dia 31 de agosto de 1976, aniversário de Uberlândia, o local ganhou um novo nome: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, homenagem especial ao ex-presidente da República.

Em 2020, o acervo ganhou novo endereço, agora na Praça Professor Jacy de Assis, onde está situado o Centro Municipal de Cultura.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 19/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe