O atleta Marco Túlio Silva – da equipe formada pela parceria entre Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército – conquistou medalha de bronze neste domingo (6), pela seleção brasileira, na prova de 800 metros rasos no Pan-Americano de Atletismo Sub-20, em Mayaguez, Porto Rico. O uberlandense de 19 anos fez tempo de 1’49”46.
“Dei o meu melhor, consegui superar a minha marca pessoal e realizei um grande sonho. Tenho certeza de que jamais esquecerei esse momento e só tenho a agradecer à Prefeitura de Uberlândia, ao Praia Clube e ao Exército por me proporcionarem essa oportunidade”, destacou o atleta.
O profissional de educação física da Futel, Robson Medeiros, que integrou a delegação brasileira no Pan-Americano como um dos treinadores da seleção, comemora o resultado. “Em uma competição com os principais atletas das Américas, Marco Túlio mostrou sua capacidade e alcançou o terceiro lugar na prova a 15 milésimos do segundo colocado, o que evidencia a importância e a força dessa parceria firmada entre Prefeitura, Praia Clube e Exército”, completou.
O atleta
Atualmente em primeiro lugar no ranking brasileiro sub-20 e em quinto no ranking das Américas, Marco Túlio é considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária e foi revelado pelas escolinhas da Futel. Entre as suas conquistas estão a medalha de prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e as medalhas de bronze nos 1.500 metros na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo.
Em janeiro deste ano, ele ficou com a prata na prova de 8 km do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), representando a seleção brasileira. No início de abril, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, em Cascavel (PR). Em maio, foi medalha de bronze no Sul-Americano Sub-20, em Bogotá, na Colômbia.
Equipe Futel/Praia Clube/Exército
A parceria entre Prefeitura de Uberlândia (por meio da Futel), Praia Clube e Exército foi oficializada em maio, quando a equipe de alto rendimento formada por 53 atletas e 12 treinadores de todo o país foi apresentada. O projeto contempla as categorias sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto, tanto no masculino, quanto no feminino, e visa a participação em importantes competições estaduais, nacionais e internacionais, inclusive os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Fonte: Secom
de tudo o que fazemos pela cidade.