Nos últimos dias, o prefeito Odelmo Leão assinou um acordo de cooperação com o Governo de Minas Gerais para assumir a administração da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A partir da próxima segunda-feira (24), o atendimento presencial acontecerá em uma ampla estrutura municipal criada especialmente para o atendimento, no complexo do Centro Profissionalizante do bairro Lagoinha, na rua São Francisco de Assis, nº 1.070.
A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17. A estimativa inicial é de que sejam prestados 250 atendimentos por dia, o que significa aproximadamente 5 mil pessoas beneficiadas por mês. Inicialmente, nos primeiros dias, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.
Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) a disponibilização de equipamentos, a infraestrutura, a contratação e a condução da mão de obra, bem como todos os demais aspectos para o correto funcionamento do serviço. A estrutura está adequada e a equipe de 12 servidores já está contratada e capacitada.
Atuação em benefício do trabalhador
O equipamento prestará orientação profissional e intermediação da mão de obra, visando inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil e minimizando eventuais impactos sociais causados pelo desemprego. Buscará também melhorar o acesso do empregador aos trabalhadores, facilitando a seleção de seus futuros colaboradores.
Outro segmento de atuação envolve as requisições de seguro desemprego e Carteira de Trabalho. Quem estiver sem emprego e buscar atendimento preencherá um cadastro no qual apresentará sua qualificação profissional e experiência. Em um sistema integrado, os servidores farão pesquisas diárias em busca de uma vaga compatível.
Por fim, outra importante atuação envolverá o encaminhamento de profissionais à ampla rede de capacitação oferecida pelo município nos cinco Centros Profissionalizantes e na Estação da Juventude, aprimorando as suas habilidades e chances de conseguir um vínculo empregatício.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.