Atendimento médico por videoconferência passa a ser oferecido em Uberlândia


A pandemia causada pelo novo coronavírus acarretou uma série de mudanças na vida de todos. Em meio a essas transformações, a Prefeitura de Uberlândia tem reforçando o compromisso com a população e inovou ao ser uma das primeiras a oferecer telemedicina aos usuários da rede pública. A partir desta sexta-feira (2), é possível fazer atendimento médico virtual com os profissionais da rede municipal por videoconferência. O serviço está disponível para as consultas com clínico geral.

“Estamos vivendo um momento delicado, mas isso não pode nos impedir de continuar oferecendo o melhor atendimento em saúde à população. Por isso, aprimoramos nossos serviços e estamos disponibilizando uma consulta médica por videoconferência, que pode ser acessada de qualquer lugar, como na casa do cidadão. É uma inovação na saúde para a população da nossa cidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O acesso à consulta continua sendo feito pelo “Zap da Prefeitura”, no número (34) 9.9774-06716. A diferença é que agora, ao enviar uma mensagem, o usuário encontra a opção “Médico Virtual”. Neste novo formato, o cidadão que precisar de consulta com clínico geral poderá fazer o próprio agendamento de acordo com o dia e horário disponíveis.

Após a confirmação, o usuário receberá uma mensagem de texto confirmando o agendamento e, posteriormente, receberá o link para acesso à consulta, que será feita por videoconferência entre médico e paciente pelo aplicativo Zoom. Também é possível compartilhar o link da consulta com outra pessoa, como um familiar, nos casos em que o paciente precisar de um acompanhante. Por ser um atendimento virtual, as receitas bem como atestados médicos serão enviados ao paciente com uma assinatura digital, garantindo a validade do documento.

Se a consulta precisar ser remarcada, também será possível solicitar outro agendamento de forma simples e rápida. Ao digitar a opção 5 do Médico Virtual, o usuário receberá a mensagem que já tem uma consulta agendada e se deseja remarcá-la.

De acordo com o diretor-presidente da empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Aparecido Mendes, o novo formato está em processo inicial e, em breve, deverá ser estendido para outros profissionais. “Estamos introduzindo algo totalmente novo que permite ampliar os atendimentos de saúde na rede. Além disso, a consulta virtual reduz o tempo de espera e diminui a quantidade de pessoas nas unidades de saúde, já que as pessoas podem fazer as consultas de qualquer lugar”.

Neste primeiro momento, o atendimento continua sendo feito pelos médicos da rede municipal que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e precisaram ser afastados de suas atividades presenciais. Ao todo, são oito profissionais que estão disponíveis para agendamentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Confira o passo a passo para agendar a consulta virtual

  1.  Envie uma mensagem para o Zap da Prefeitura. O número é (34) 9.9774-0616.
  2.  Digite a opção: “5 – Médico Virtual”
  3.  Coloque o número do seu CPF, sem pontos e dígito.
  4. Se o CPF não estiver cadastrado, é necessário procurar a unidade de saúde de referência para regularização.
  5.  Se seu CPF está cadastrado na rede municipal de saúde, aparecerá uma mensagem com o dia que você preferir para agendar a sua consulta. Insira a data no formato indicado.
  6.  A próxima mensagem mostrará os horários disponíveis. Escolha o de sua preferência.
  7.  Você vai receber uma mensagem de texto de confirmação do agendamento e, próximo ao dia da consulta, receberá um link para acessar a Consulta Virtual.

Lembre-se: para acessar a consulta, o aplicativo Zoom deve estar instalados no dispositivo.

 

Fonte: SECOM