Assinada ordem de serviço para nova drenagem pluvial na Getúlio Vargas


O prefeito Odelmo Leão assinou, nesta terça-feira (13), no Centro Administrativo Municipal, o contrato e a ordem de serviço de mais uma importante obra: a drenagem pluvial da avenida Getúlio Vargas. A troca da rede de tubulação na via será possível graças aos recursos remanescentes do programa Uberlândia Integrada I, por meio do Pró-Transportes, assinado durante o penúltimo governo do prefeito Odelmo Leão (2009-2012).

“Essa será mais uma imprescindível obra para a nossa cidade, principalmente para deixar aquela região mais segura para todos. Quando o volume da chuva é grande, a tubulação que capta as águas da chuva na avenida atualmente não suporta, gerando enxurradas e pontos de alagamento. Portanto, iremos quase que dobrar o tamanho das tubulações existentes, trazendo maior segurança para a região”, disse o prefeito Odelmo Leão.

 

A obra

A troca da rede pluvial contemplará um trecho de 2,7 quilômetros na avenida Getúlio Vargas, com o serviço se iniciando na ponte sobre o rio Uberabinha e seguindo até a rua do Odontólogo, no bairro Jardim das Palmeiras. Para melhor captar o volume de água decorrente das chuvas, a tubulação atual de 800 mm de diâmetro será substituída por uma nova e mais resistente, de 1.500 mm de diâmetro. As interdições de trânsito serão realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e a obra será fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras.

A obra, no valor de aproximadamente R$ 6,6 milhões, será executada pela Dreste Engenharia, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil.

 

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o Corredor Estrutural Leste e os terminais Novo Mundo e Dona Zulmira, inaugurado recentemente.

Na etapa II do programa, lançado em 2018, a iniciativa já promoveu intervenções viárias pela cidade como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.

 

Fonte: SECOM