Home / Notícias / Aplicativo UdiBus permite acompanhamento do transporte público via GPS

Aplicativo UdiBus permite acompanhamento do transporte público via GPS


Os usuários do transporte público de Uberlândia contarão com ainda mais comodidade na utilização do serviço a partir de agora. Isso porque já está à disposição o novo aplicativo Udibus. Por meio de informações repassadas pelos GPSs instalados em todos os veículos da frota, além do mapeamento de todos os pontos existentes na cidade, o usuário terá em mãos diversas informações (veja mais abaixo) que o ajudarão na locomoção utilizando o Sistema Integrado de Transporte da cidade.

“Promover um transporte público de qualidade, mesmo diante das dificuldades pelas quais o setor passa em todo o Brasil, sempre foi um dos fundamentos da nossa gestão. Essa modernização é somente um dos pontos de melhoria em toda a mobilidade urbana de Uberlândia. Investimos em obras para um trânsito mais seguro e ágil, na renovação da frota e também em maneiras de facilitar a vida do usuário que necessita desta forma de locomoção”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

 

Como o aplicativo funciona

A partir de sua localização obtida pelo GPS, o usuário recebe a posição dos pontos de ônibus mais próximos, com distância e orientação por ponto cardeal. Ao selecionar o ponto, o usuário recebe a informação das viagens que atendem àquele ponto, da previsão aproximada de passagem e, caso existam veículos em tempo real, do prefixo e o horário de chegada do coletivo.

Os dados sobre os horários de partida de cada veículo são oferecidos de modo simplificada com as grades horárias disponíveis. O usuário poderá ainda selecionar a linha desejada, o sentido (ou local de saída) e o dia da semana, e receberá todas as partidas referentes aos critérios indicados. A ferramenta gratuita pode ser baixada por smartphones com sistema Android ou iOS.

 

Acessibilidade

Para as pessoas com deficiência visual, ativando a opção Voiceover no iOS ou talkback no Android, o aplicativo Udibus automaticamente abre os recursos de acessibilidade passa a narrar as funções do aplicativo.

 

Painéis e avisos sonoros

Já em operação, o novo sistema de informação em tempo real do transporte público na cidade permite o acesso às informações em tempo real por meio do aplicativo UdiBus e também vai permitir que os usuários verifiquem a chegada e saída das linhas de ônibus nos terminais e estações do SIT.  Os painéis estão em fase final de teste, bem como equipamentos sonoros instalados nos veículos, que emitirão informações em tempo real.

Além de serem instalados nos terminais da cidade e nas estações dos    corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira, o projeto conta ainda com outros 40 pontos de parada (com painéis de previsão de chegada e aviso visual). Porém, essa etapa ainda depende de processo licitatório para a criação do sistema de energização desses painéis.

A novidade faz parte do pacote de modernização do transporte público assinado pelo prefeito Odelmo Leão em novembro de 2019. A medida garantiu a implantação de um centro de controle operacional e a melhora do monitoramento e gestão do transporte coletivo em Uberlândia. O avanço no SIT confere um novo sistema de controle de desempenho da frota por meio de monitoramento em tempo real com análises preventivas de regularidade e pontualidade das linhas.

 

Baixe o Udibus pela Google Play Store ou pela Apple App Store.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 05/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe