Aos 132 anos, Uberlândia segue ampliando serviços de saúde


Neste ano, Uberlândia comemora 132 anos de muita história, crescimento e de investimentos que transforam a cidade em referência em vários setores. Um deles é a saúde, que a cada ano vem ampliando os serviços e estruturas, para que a população tenha o melhor acolhimento em todos os níveis de atenção.

A porta de entrada para os serviços de saúde é a Atenção Primária, por meio das unidades básicas, que estão sendo ampliadas pela cidade. Neste ano, ficaram prontas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Jardim das Palmeiras e Jardim Ipanema, que têm capacidade para atender até 15 mil pessoas cada uma. Em breve, também estarão disponíveis para um melhor acolhimento da população as novas sedes das UBSF dos bairros Marta Helena e Shopping Park. Atualmente, o município oferece 69 pontos de atendimento básico à comunidade.

Outra área que tem recebido atenção é a do pronto atendimento. São oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI), que oferecem acolhimento de urgência e emergência. Em 2020, as unidades dos bairros Planalto e Pampulha estão passando por amplas revitalizações, com o aumento do espaço de atendimento e reparos de infraestrutura. Além disso, todas as UAIs receberam novos aparelhos de raio-x digitais, que permitiram maior agilidade na realização dos exames.

 

Combate à Covid

Ao todo, foram viabilizadas mais de 70 ações diretas no combate à pandemia. Com uma rede integrada, Uberlândia tem sido referência no atendimento às pessoas diagnosticadas com Covid-19. A cidade tem um hospital exclusivo, com leitos de enfermaria e UTI, para o acompanhamento dos pacientes diagnosticados com a doença, o que faz de Uberlândia um dos poucos municípios do país com oportunidade de abrir um hospital para o tratamento da doença em vez de ter que improvisar uma estrutura de campanha.  O local utilizado para acolher a população foi o prédio do antigo Hospital Santa Cantarina, que estava fechado há quatro anos e dispunha de uma estrutura significativamente mais apropriada e eficiente do que uma eventual unidade temporária.

Também foi aberto o Centro de Internação Missão Sal da Terra, instalado na Casa da Fraternidade São Francisco de Assis, no bairro Jardim das Palmeiras. No local, estão funcionando leitos de enfermaria e emergência para receber os pacientes que forem avaliados com grau baixo ao moderado da doença ou que necessitem de observação médica. As pessoas podem, ainda, receber atendimento médico sem precisar sair de casa, por meio do Zap da Prefeitura, no número 9.9774-0616.

A cidade também se destaca no índice de testagem, com uma média de testes 22 maior que o estado de Minas Gerais, com média de aplicação de quase dez mil pessoas para cada 100 mil habitantes. Até o momento, mais de 68 mil pessoas foram testadas.

 

Hospital Referência

Além das unidades básicas de saúde e dos pontos de atendimento de urgência e emergência, a cidade de Uberlândia tem um hospital público reconhecido no Brasil pelos serviços prestados: o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

Atualmente, a unidade tem credenciamento para realizar cirurgias oncológicas e passou a oferecer também serviços em cardiologia após a recente inauguração do setor de hemodinâmica. O equipamento permite a realização dos exames de cateterismo, arteriografia e angioplastia.

O complexo hospitalar tem 236 leitos, sendo 40 de UTIs adulto e 10 UTIs neonatal. O equipamento possibilita, ainda, a expansão da construção, podendo comportar até 500 leitos em uma segunda etapa.  São oferecidas no local especialidades clínicas (cardiologia, hematologia, infectologia, neurologia, nefrologia e nutrologia), cirúrgicas (geral, cardiologia, oncológicas, aparelho digestivo, torácica, vascular, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e traumatologia), pediatria/neonatologia e oftalmologia.

 

Fonte: SECOM