ALI leva consultoria gratuita a empresas de todas as regiões da cidade


Convênio firmado entre Prefeitura e Sebrae atende desde novembro de 2019 pequenos negócios em busca de inovação

Próxima de completar seis meses, a primeira etapa do projeto Agente Local de Inovação (ALI) já alcançou pequenos empreendimentos presentes em todas as regiões de Uberlândia. Desde novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e em parceria com o Sebrae, oferece consultoria qualificada e gratuita a empresas atuantes em qualquer setor da economia. A iniciativa é parte do compromisso da gestão municipal em apoiar e incentivar o desenvolvimento da cidade.

Há cerca de dois meses e meio, Matheus Garcia passou a ter contato com o ALI. A empresa que ele representa, localizada no bairro Dona Zulmira, trabalha com revenda de ordenhadeiras mecânicas e peças de manutenção para produtores de leite. Ela foi fundada em 2000 pelo pai de Matheus, Paulo César Garcia.

“A consultoria surgiu em um momento em que buscávamos formas de aumentar as vendas. Estamos indo para o quarto encontro com o consultor e a gente tem conseguido ver o que poder melhorado, recebemos orientações sobre investimentos em marketing e redes sociais”, contou.

No Luizote de Freitas, Stael Marci das Graças de Oliveira mantém uma loja de roupas há 12 anos. “Eu tenho sido acompanhada pelo consultor do ALI desde novembro do ano passado e experiência está sendo ótima, maravilhosa. Eu sempre procuro conhecimento e inovação no meu ramo, para entender melhor o cliente, saber quais são suas necessidades. O perfil dos clientes muda muito com o tempo e não podemos nos acomodar. Com a consultoria, a gente recebe várias orientações e tudo é muito motivador”, relatou.

O ALI é para todos

Lançado no final de outubro de 2019, o ALI tem o objetivo de oferecer consultoria gratuita a 360 empresas até o segundo semestre deste ano. Os empreendimentos devem ter faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Na primeira etapa, foram cadastrados 180 empreendimentos, divididos entre Centro e as regiões Sul, Norte, Leste e Oeste. Das empresas beneficiadas, 57,78% são administradas por pessoas do sexo masculino e 42,22% pelo sexo feminino. Cerca de 50% do público alcançado nas consultorias está na faixa dos 31 aos 40 anos de idade.

Quem tiver interesse em participar da segunda etapa do projeto ALI deve procurar o escritório local do Sebrae, na Avenida João Naves de Ávila, 2.627, Centro, das 8h30 às 17h30. A seleção vai obedecer a ordem de chegada e o empreendedor será informado de imediato se preenche os requisitos.