Home / Notícias / Ações do município são classificadas em premiação do Ministério da Saúde

Ações do município são classificadas em premiação do Ministério da Saúde


As equipes das unidades de saúde desenvolvem várias ações, individuais e coletivas, que buscam promover a saúde da população com a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção dos cuidados. A fim de promover e compartilhar as experiências bem-sucedidas, o Município inscreveu várias práticas desenvolvidas no último ano e está concorrendo à 3ª edição do Prêmio APS Forte do SUS.

 A premiação do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/ OMS) no Brasil, teve como tema a Integralidade no Cuidado. Dos 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo o país, 167 práticas se destacaram e foram aprovadas na 1ª etapa de avaliação. Entre os trabalhos escolhidos estão cinco ações desenvolvias pelas equipes das unidades de saúde da Prefeitura de Uberlândia.

As práticas bem-sucedidas foram inscritas de acordo com eixos temáticos. No tema Integralidade e Equidade está  a inserção de agentes comunitárias de saúde haitianas para garantir a acessibilidade, principalmente das mulheres, aos serviços de saúde. No eixo Atenção Integral nos Ciclos de Vida (adolescentes, saúde do homem e da pessoa idosa) destacaram as ações de Uberlândia com a implantação do contraceptivo subcutâneo na área de abrangência do bairro Canaã,  a acessibilidade e a construção do cuidado integral na saúde do homem e a supervisão clínica à saúde da pessoa idosa.

Em relação à promoção da saúde, o trabalho de prevenção ao tabagismo durante a pandemia da Covid-19, que passou do presencial para o online, também está entre as práticas selecionadas.

Ter nossas ações selecionadas entre tantas outras práticas desenvolvidas em todo o Brasil é reflexo do trabalho inovador e constante desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Saúde, em especial da Atenção Primária. Estar concorrendo ao Prêmio APS Forte do SUS é muito bom pelo reconhecimento, mas não podemos esquecer que o grande ganhador disso tudo é a população”, celebrou o prefeito Odelmo Leão.

A 2ª etapa do Prêmio será a seleção das experiências semifinalistas. A divulgação desta etapa será no dia 7 de março. Já a última etapa, que é a definição dos projetos vencedores, ocorrerá até 25 de março. Os vencedores ganharão uma viagem internacional.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 21/02/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe