Home / Notícias / Ação pelo ‘Dia D da Multivacinação’ é realizada nos terminais de ônibus

Ação pelo ‘Dia D da Multivacinação’ é realizada nos terminais de ônibus


Em mais uma ação para incentivar a população a se manter protegida de diversas doenças, neste sábado (17), equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram aos sete terminais de ônibus com o “Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação”. A mobilização segue até 30 de outubro e quem ainda não se imunizou pode procurar qualquer uma das 74 salas de vacina existentes em Uberlândia.

“Nós estamos de segunda a sexta nas salas de vacinação e a nossa presença nos terminais é justamente para que as pessoas que estão de passagem possam aproveitar essa oportunidade, mesmo que não tenham trazido o cartão. Crianças e adolescentes de 0 a 15 anos e os adultos de 20 a 49 anos são o nosso principal foco”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.

Além de atualizar o cartão de vacina, a campanha de multivacinação está reforçando as doses contra a poliomielite nas crianças de um a menores de cinco anos e aplicando a dose extra da tríplice viral (contra sarampo caxumba e rubéola). Mesmo que o adulto de 20 a 49 anos esteja em dia com o cartão, é preciso tomar a dose extra da tríplice.

Neste sábado, a auxiliar de serviços gerais Áurea Alves Ferreira, moradora do bairro Maravilha, aproveitou a passagem pelo Terminal Central e levou o neto Derek Rafael, de 4 anos, para tomar as famosas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil. “Manter o cartão dele dia é uma das prioridades para a vida da criança. Nós sabemos o quanto é importante para a saúde dele tomar as vacinas”, disse.

Residente no bairro Daniel Fonseca, Marciane da Cruz também esteve no ponto da campanha de multivacinação do Terminal Central junto com a filha Eloísa Gabrielle, de 1 ano e seis meses. “A enfermeira olhou o cartão e disse que está de parabéns. Agora é tomar a gotinha. Avisei minha irmã, que tem três filhos, e ela também veio”, contou.

A meta da campanha é verificar os cartões de vacina de 130 mil crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos) para certificar se estão em dia ou precisam receber alguma dose. Desse total, 33 mil crianças (de 1 a menor de 5 anos) devem receber uma dose de reforço para a poliomielite.

 

Salas de vacina

O município tem à disposição 74 salas de vacina, que fazem o atendimento de segunda a sexta-feira. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento acontece das 7h30 às 18h. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o horário é das 8h às 20h.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 17/10/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe