Home / Notícias / Vacina contra raiva na área rural termina na sexta-feira (15)

Vacina contra raiva na área rural termina na sexta-feira (15)


Sexta-feira (15) é o último dia da etapa rural da 37ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica, que começou no dia 13 de setembro. Através de visitação, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrem as propriedades rurais do município para a aplicação do imunizante contra a raiva – uma doença que não tem cura, a morte acontece em até sete dias após a manifestação dos sintomas. Até o momento, foram imunizados mais de 13 mil cães e gatos.

As principais formas de transmissão da raiva são lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções de animais contaminados. O problema atinge principalmente o sistema nervoso central de animais infectados pelo vírus transmissor, provocando agressividade repentina e dificuldade em ingerir alimentos ou água.

“A prevenção é a vacinação anualmente. Por isso, precisamos da contribuição de todos. No entanto, reforçamos que animais doentes, gestantes ou lactantes devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios”, orientou a coordenadora do programa, Lilian Vieira de Andrade.

Na área urbana, a campanha ocorrerá de 23 a 30 de outubro. Quem não conseguir levar os animais para a imunização, basta ligar no Centro de Controle de Zoonoses: 3213-1470.

 

Trabalho contínuo

As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos. Ainda assim, a participação de todos é fundamental, inclusive para preservar os índices positivos.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 14/10/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe