Home / Notícias / Equipamento da Prefeitura oferece moradia e dignidade à pessoa idosa

Equipamento da Prefeitura oferece moradia e dignidade à pessoa idosa


Condomínio do Idoso foi criado em 2008 pelo prefeito Odelmo Leão e atualmente possui 25 moradores

Com a entrada de casa repleta de plantas, a aposentada Eionice Ribeiro recebe todos os visitantes com um largo sorriso no rosto. Desde julho de 2008, o lugar que ela chama de lar é um dos chalés do Condomínio do Idoso, espaço criado pelo prefeito Odelmo Leão durante seu primeiro mandato com o objetivo de proporcionar moradia digna à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade.

O equipamento é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). A secretária à frente da pasta, Iracema Marques, explica que o local é motivo de orgulho para a cidade. “Foi uma ação pioneira no estado de Minas Gerais e foi muito gratificante acompanhar o projeto desde a construção, implantação e ocupação. Lá a gente percebe que os idosos vivem felizes e têm qualidade de vida”, destacou.

O Condomínio, que está localizado no bairro Guarani, conta com 24 chalés, tem capacidade para acolher até 48 idosos e atualmente possui 25 moradores. As casas contam com quarto, banheiro, cozinha e sala conjugadas, obedecendo a todas às normas técnicas de acessibilidade. Além disso, os moradores não possuem despesas com aluguel, água e energia elétrica.

“Em pouco tempo eu fiquei viúva, perdi a minha mãe e fiquei sem chão. Eu sou muito feliz aqui no Condomínio porque nós somos muito bem assistidos e tem até uma portaria que funciona 24 horas por dia. Se eu tivesse que pagar as despesas de uma casa, eu não conseguiria viver bem”, contou Eionice.

Um pouco mais à frente do chalé de Eionice, o casal Linete Santos e Nizo Araújo vivem satisfeitos há oito anos. Além de amarem o cantinho deles, os dois frequentam uma das unidades do Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai), que fica ao lado do Condomínio. “A gente costuma ir pelo menos duas vezes na semana para fazer atividade na piscina, ginástica, musculação, dança e tudo é de graça. Aqui é um lugar muito bom e tranquilo de viver”, disse Nizo.

Para ser encaminhado ao Condomínio, é necessário estar cadastrado junto à Sedesth, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Deficiente), ter pelo menos 60 anos, estar inscrito no Cadastro Único, não ter enfermidades que exijam assistência intensiva, ter autonomia e ser independente para realizar os afazeres diários.

“Oferecer segurança, conforto, dignidade e criar oportunidades de convivência para os idosos é um dos compromissos do prefeito Odelmo Leão. A administração municipal tem um carinho especial por aqueles que já fizeram tanto pelo desenvolvimento da nossa cidade e vamos continuar atendendo esse grupo com muito respeito”, finalizou Iracema Marques.

Mais informações sobre o Condomínio do Idoso e sobre os Ceais estão disponíveis aqui.


Publicado em: 24/01/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe