Home / Notícias / Educação apresenta panorama do retorno às atividades escolares

Educação apresenta panorama do retorno às atividades escolares


A Secretaria Municipal de Educação apresentou, na tarde desta quarta-feira (10), os dados dos primeiros dias letivos de 2021. Nesta primeira semana de aula, até o fim da tarde desta terça-feira (9), cerca de 3,1 mil alunos compareceram às aulas presenciais nas escolas municipais e nas unidades mantidas pelas Organizações de Sociedade Civil (OSCs) parceiras. Após a coletiva, a imprensa foi convidada a acompanhar a nova rotina das unidades escolares.

“Vale ressaltar que cabe aos pais dos alunos decidirem se este é o momento de trazerem seus filhos à escola. Da nossa parte, adotamos todas as medidas de segurança estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, em parceria com a Saúde Escolar, realizamos a capacitação dos servidores para que cumpram rigorosamente o protocolo sanitário”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo.

Com formato híbrido, o retorno presencial foi autorizado pela pasta a 106 escolas municipais (são no total 121 unidades) e 45 Organizações de Sociedade Civil (OSCs). Para o retorno, as escolas da rede municipal de ensino seguiram um rigoroso protocolo de biossegurança, que inclui testagem de milhares de servidores, sistema híbrido para diminuir o fluxo nas unidades, uso de máscaras, aferição da temperatura, disponibilização de álcool em gel, entre outras diretrizes.

“Estamos monitorando e equipando as escolas municipais desde abril do ano passado para oferecer o máximo de segurança possível aos alunos e servidores. Neste contexto, percebemos que 15 delas, que ainda passam por reformas do programa Escola Bem Arrumada, não estariam aptas a receber os estudantes de forma segura. Por isso, essas unidades só devem iniciar o atendimento presencial no final de fevereiro, mas seguem fazendo atividades remotas normalmente com seus alunos”, afirma Toledo.

Por fim, avaliando os três primeiros dias de retorno às aulas, a Secretária informou os dados do funcionamento das escolas municipais. Das 106 instituições de ensino aptas a receberam os alunos neste momento, 90% estão em pleno funcionamento e apenas 10% em funcionamento parcial. Nenhuma escola encontra-se totalmente paralisada.

 

Ações Preventivas

Para o retorno, ações importantes foram tomadas durante os dias que antecederam esta segunda-feira, como por exemplo a testagem de mais de 9 mil servidores. Foram em 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), além dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, os exames motoristas do transporte escolar e funcionários das OSCs também foram testados.

 

Além disso, nas últimas semanas, a Prefeitura de Uberlândia também realizou uma série de capacitações sobre normas de biossegurança que devem ser adotadas no dia a dia escolar. O público-alvo foram os servidores das 123 instituições da rede municipal de ensino e 45 OSCs parceiras. O treinamento aconteceu em conjunto entre a SME e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Modelo Híbrido

O sistema híbrido estabelecido pelo protocolo sanitário prevê que as turmas sejam divididas em dois grupos de revezamento: enquanto em uma semana, metade dos estudantes vão para o ensino presencial, a outra metade segue o conteúdo à distância. Na semana seguinte, os que tiveram aulas presenciais passam para o ensino remoto e vice-versa. Dessa forma, as instituições serão mantidas diariamente com metade da capacidade de atendimento físico, garantindo a adoção de normas de distanciamento.

 

Segurança

Cada servidor e aluno do sistema de ensino municipal que retornou às aulas no dia de hoje recebeu um kit com duas máscaras de proteção para o rosto. Todas as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 foram adotadas considerando as características específicas de cada uma das escolas, o que inclui a implementação de uma rotina de higienização no mobiliário, especialmente na troca de turnos.

 

Escolas em reforma:

E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha

Emef Prof Cecy Cardoso Porfírio

Emei do bairro Marta helena

Emei Maria Beatriz Vilela de Oliveira – anexo

Emei Prof Maria Luiza Barbosa de Souza

E.M. do Bairro Shopping Park

E.M. Domingas Camin

E.M. Mário Godoy Castanho

E.M. Prof Sérgio de Oliveira Marquez

E.M. Professora Olga Del Fávero

E.M. Professora Stella Saraiva Peano

E.M. Sebastiana Silveira Pinto

Emei Irmã Maria Aparecida Monteiro

Emei Grande Otelo

E.M. Freitas Azevedo.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 10/02/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe