Home / Notícias / Aplicativo Salve Maria é uma das ferramentas de denúncias de violência contra a mulher

Aplicativo Salve Maria é uma das ferramentas de denúncias de violência contra a mulher


Um balanço realizado Pela Prefeitura de Uberlândia e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação mostra que entre 2017 a agosto de 2020 foram atendidas 31.702 vítimas de agressão. Neste Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, lembrado no dia 25 de novembro, a Prefeitura de Uberlândia ressalta a importância de ações afirmativas voltadas a elas.

Um importante aliado para combater a violência doméstica é o aplicativo Salve Maria, uma ferramenta que veio para agregar auxiliando as moradoras de Uberlândia na facilidade de denunciar as agressões sofridas. O app foi lançado em março de 2019 e já contabilizou 12.835 downloads, 645 denúncias e o botão do pânico, uma das funções disponíveis, foi acionado por 360 usuárias, indicando perigo eminente. Por meio dele, as denúncias são encaminhadas diretamente à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O Salve Maria funciona como um canal direto com a Polícia Militar para denunciar diversos tipos de abuso seja físico, psicológico, patrimonial, moral ou sexual. A vítima da violência, consegue por meio do aplicativo, fazer a denúncia no momento exato do abuso. O botão do pânico pode ser utilizado em caso de urgência, acionando imediatamente a presença dos militares.

O projeto foi idealizado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira. O aplicativo foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação. Quem possui smartphones com o sistema operacional Android pode baixar o app na loja virtual Play Store. Para o sistema iOS, o recurso está disponível no App Store.

“Com a vinda da pandemia aconteceu o agravamento das vulnerabilidades a que as mulheres estão sujeitas e, por isso, relembramos as políticas de assistência social da Prefeitura de Uberlândia. Além delas, os serviços de proteção social básica e especial, bem como de acesso aos programas de saúde, possuem papeis primordiais para a construção de redes de atenção às famílias e às mulheres. Nossas uberlandenses podem contar com esse aporte, para que possam construir estratégias de superação e autonomia”, ressaltou Ana Paula Junqueira.

 

Casa da Mulher

Outro ponto de grande importância para as mulheres uberlandenses é a Casa da Mulher, que disponibiliza uma completa estrutura de apoio, incluindo a presença da Diretoria de Proteção Social da Mulher, o Núcleo de Apoio à Mulher, que orientam e encaminham as vítimas para rede socioassistencial. O trabalho é feito por uma equipe composta por profissionais como assistentes sociais e psicólogos. O espaço também manterá os serviços sob jurisdição do Estado: a Defensoria Pública, que dá suporte jurídico às vítimas, além da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que investiga, apura e previne crimes.

 

Saúde da Gestante

Além de todo a aparato disponibilizada pelo município para a proteção da mulher, a Prefeitura de Uberlândia também oferece uma vasta gama de serviços na saúde, com a Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.

Dentre as ações oferecidas, destacamos o Programa Mãe Uberlândia – que proporciona atendimento amplo a todas as gestantes garantindo acesso desde o pré-natal, parto e pós parto, ampliando o atendimento humanizado às famílias, o acompanhamento ao bebê com maior incentivo ao aleitamento materno e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. O Programa foi criado em 2008, na primeira gestão pelo prefeito Odelmo Leão, projeto confere qualidade no atendimento às gestantes e crianças.

Ainda durante a gestação, é oferecido o Aplicativo Mãe Uberlândia – serviço que possibilita à gestante acompanhar seu progresso gestacional no pré-natal, verificar se fez todos os exames, os dias de consulta e após o parto acompanhar o desenvolvimento de seu filho.

Desde de junho de 2020, as maternidades de referência comunicam as unidades de saúde o nascimento de crianças de sua área de abrangência, desta forma, a mãe e a criança já sairão da maternidade com o agendamento da consulta puerperal e da primeira consulta do bebê.

 

Saúde da Mulher

A Prefeitura também disponibiliza a técnica de contracepção subcutânea – a realização de Implante Contraceptivo Subcutâneo, que é considerado uma das formais mais eficazes para evitar a gravidez indesejada, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O procedimento é oferecido gratuitamente pela rede municipal para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Mamógrafo Móvel é outro importante equipamento de Saúde da mulher. Ele permite o atendimento de forma completa, facilitando o acesso e a prevenção do câncer de mama com equipamentos de última geração, que garantem resultados precisos. Durante esta gestão, também foi intensificada a coleta de citologia do colo do útero na população feminina, prioritariamente na faixa de 25 a 64 anos.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 26/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe