Home / Notícias / Ministério da Saúde visita unidades de saúde referência na atenção primária em Uberlândia

Ministério da Saúde visita unidades de saúde referência na atenção primária em Uberlândia


Escolhida para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta quarta-feira (9), a visita de membros do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Na oportunidade, eles conheceram mais sobre a excelência nos processos adotados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser reconhecida como referência no serviço para outros municípios.  Também participaram de um encontro com o prefeito Odelmo Leão para saber das ações da gestão na Saúde.

As atividades começaram com uma reunião no Centro Administrativo Municipal para a apresentação da Planificação da Saúde realizada em Uberlândia, que hoje é referência para outras cidades ao ser consagrada como um Centro Colaborador do Conass.

O relato sobre como foi a implantação dos métodos para a organização dos processos de saúde, visando a melhor satisfação dos usuários na rede pública, foi apresentado ao subsecretário Executivo do Ministério da Saúde, Cel. Jorge Kormann, o secretário da Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael C. Medeiros Parente, a secretária (substituta) de Atenção Primária à Saúde, Daniela de Carvalho Ribeiro, além de outros membros do Ministério da Saúde e do Conass. Após esta reunião, toda a comitiva teve um encontro com o prefeito Odelmo Leão.

Para o coordenador-técnico do Conass, Fernando Cupertino, o balanço dos processos implementados em Uberlândia é positivo. “A cidade tem histórico exemplar no trabalho com a saúde. Por isso, é referência para outras cidades que queiram conhecer todas as transformações que aconteceram”.

 

Visita às unidades

A primeira visita aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Santa Luiza, que foi a primeira unidade-laboratório a colocar em prática todos os métodos da Planificação. Dentre eles estão: cadastramento de todos os usuários da área de referência, estratificação de risco dos doentes crônicas bem como o acompanhando médico multidisciplinar e implantação do atendimento por bloco de horas.

Depois, os membros do Ministério da Saúde e do Conass foram para a UBSF Novo Umuarama, onde o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, apresentou o padrão de estrutura física das novas unidades do município.

Para a secretária substituta de Atenção Primária à Saúde, Daniela de Carvalho Ribeiro, o trabalho desenvolvido na cidade fortalece o atendimento e mostra o comprometimento da Prefeitura com a população. “Quando a atenção primária é organizada, contribui para ampliar o vínculo com a comunidade e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

A coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Kelly de Oliveira, a reorganização das unidades começou em 2017 a fim de trazer para a comunidade assistida o melhor atendimento.

“Fizemos uma reestruturação para conhecer nossa população e identificar a sua necessidade. Dessa forma, oferecemos um plano de cuidado individual e mais humanizado. Receber a visita do Ministério da Saúde é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela atual administração municipal”.

Nesta quinta-feira (11), a comitiva dará sequência às visitações, que acontecerão na UBSF São Jorge II e III, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 10/09/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe