Home / Notícias / Mutirão Cidade Limpa elimina mais de 130 mil criadouros do mosquito transmissor da dengue no 1º semestre

Mutirão Cidade Limpa elimina mais de 130 mil criadouros do mosquito transmissor da dengue no 1º semestre


O cuidado com o bem-estar e a saúde da população fez com que a Prefeitura de Uberlândia intensificasse os esforços no combate à dengue no município. Durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas cinco etapas do Mutirão Cidade Limpa, com atendimentos das regiões dos bairros São Jorge, Shopping Park, Morumbi, Jardim Ipanema e Mansour. Iniciada em abril, a força-tarefa, composta por diversas secretarias e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), conseguiu eliminar, por exemplo, mais de 130 mil criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

“Com o Cidade Limpa, reforçamos serviços que já fazem parte da rotina da população e pudemos levar conscientização e orientação sobre a responsabilidade que cada um de nós tem na qualidade de vida em nossa cidade, ao manter quintais e lotes limpos e destinar corretamente os resíduos, entre tantas pequenas atitudes que evitam a proliferação do Aedes aegypti. Independentemente do Mutirão, esperamos que todos continuem fazendo a sua parte e contem sempre com a Prefeitura de Uberlândia”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Considerando todas as fases do Mutirão, mais de 222 mil pessoas foram alcançadas pela força-tarefa. Neste período, agentes de endemias, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vistoriaram quase 46 mil imóveis, vedaram 65 caixas d’água e eliminaram 132.074 criadouros, além de 2.690 focos de larvas do mosquito transmissor. Ao todo, foram recolhidas quase 7,7 mil toneladas entre resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, além de 1.487 lotes roçados e de 2.717 podas em árvores.

As atividades também resultaram no reforço da sinalização horizontal e vertical de uma área total de 5,1 mil metros quadrados (m²). Já pela Operação Tapa-buraco foi possível tapar, aproximadamente, 3,3 mil buracos nas vias percorridas pelo Mutirão, resultado obtido através da utilização de 569 toneladas de massa asfáltica. As regiões dos bairros Shopping Park e Morumbi também receberam o recolhimento de 54,3 toneladas de entulhos de seus lotes e vias. Destaque, ainda, para o patrolamento feito em 5,1 mil metros de extensão de vias e para a utilização de 800 toneladas de RCC na recomposição de ruas e avenidas.

Cada uma das regiões contempladas recebeu os serviços ao longo de mais de dez dias por meio da mobilização das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Obras, Trânsito e Transportes, Desenvolvimento Social e Educação e Dmae

Confira a seguir os principais serviços feitos pela força-tarefa em cada região:

·         São Jorge: na região do bairro, a Prefeitura de Uberlândia vistoriou 7.501 imóveis, eliminou 27.966 criadouros e 718 focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Foram roçados 360 lotes e recolhidas mais de 1,5 mil toneladas de resíduos diversos, destinados corretamente pelas equipes de trabalho. As vias da região ainda tiveram 320 buracos atendidos pela Operação Tapa-buraco.

·         Shopping Park: o bairro e as demais localidades contempladas na região receberam o empenho dos servidores municipais que efetuaram 10.050 vistorias em imóveis, eliminaram 37.728 criadouros e 885 focos de larvas do Aedes aegypti. Foram roçados 246 lotes e recolhidas mais de 1,9 mil toneladas de resíduos diversos, destinados corretamente pelas equipes de trabalho. As vias locais ainda tiveram 270 buracos atendidos pela Tapa-buraco.

·         Morumbi: a Prefeitura de Uberlândia chegou até à região e vistoriou 10.560 imóveis, eliminou 28.932 criadouros, além de 641 focos de larvas do mosquito transmissor. Nas áreas cobertas pela força-tarefa, 320 lotes receberam roçagem e mais de 1,3 mil toneladas de resíduos diversos foram retirados e descartados corretamente. Cerca de 94 buracos também foram tapados por meio da Operação Tapa-buraco.

·         Jardim Ipanema: na vez da região do bairro Jardim Ipanema, a Prefeitura vistoriou 6.130 imóveis, foi responsável pela eliminação de 17.884 criadouros e 249 focos de larvas do mosquito da dengue. 309 lotes foram roçados, 1.201 árvores podadas e mais de 1,1 mil toneladas de resíduos diversos recolhidos e destinados de forma correta. Ruas e avenidas da região tiveram 1.150 buracos tapados através de Operação da Secretaria Municipal de Obras.

·         Mansour: por fim, nos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Jardim Europa foram vistoriados 11.617 imóveis, eliminados 19.564 criadouros e mais 197 focos de larvas causadoras da dengue. Foram roçados 252 lotes, realizadas podas em 1.516 árvores e retiradas mais de 1,7 mil toneladas de resíduos diversos, também destinados corretamente pelo município. Pela Operação Tapa-buraco, 1.440 buracos foram tapados.

Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo

 

Fonte: Secom


Publicado em: 04/07/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe